| Login | Crie o seu Jornal Online FREE!

GuararteOnLine
Desde: 17/12/2004      Publicadas: 224      Atualização: 29/12/2010

Capa |  ARTES  |  CULTURA  |  ENQUETE  |  ENTREVISTA  |  FOTOS  |  GERAL  |  MURAL  |  POESIA  |  PREVISÃO DO TEMPO  |  PUBLICIDADE  |  SOCIAL  |  VARIEDADES  |  VÍDEO


 ENTREVISTA

  03/08/2009
  0 comentário(s)


A ARTE E A CULTURA DO POETA ISMAEL FREIRE

O poeta Ismael Freire, 84 anos, é dotado de uma extraordinária inteligência, que, mesmo sem o saber aprofundado das letras, é autor de inúmeras composições poéticas (sonetos) e de folhetos da literatura de cordel, além dos relevantes trabalhos prestados à comunidade guarabirense. Ele reside no Bairro do Nordeste I em Guarabira; foi o entrevistado da 45ª edição do programa "Nosso Bairro, Nossa Gente", deste sábado, 25, na Rádio Comunitária Comunidade Geral FM de Guarabira.

A ARTE E A CULTURA DO POETA ISMAEL FREIREO poeta Ismael Freire, 84 anos, é dotado de uma extraordinária inteligência, que, mesmo sem o saber aprofundado das letras, é autor de inúmeras composições poéticas (sonetos) e de folhetos da literatura de cordel, além dos relevantes trabalhos prestados à comunidade guarabirense. Ele reside no Bairro do Nordeste I em Guarabira; foi o entrevistado da 45ª edição do programa "Nosso Bairro, Nossa Gente", deste sábado, 25, na Rádio Comunitária Comunidade Geral FM de Guarabira.

O "Nosso Bairro, Nossa Gente" é apresentado pelo professor André Filho, das 16h00 às 17h00. O senhor Ismael Freire falou sobre alguns momentos importantes de sua vida, desde sua nascimento, passando pela infância até chegar aos dias atuais.

BIOGRAFIA - Ismael Freire da Silva, nasceu no ano de 1924 em Bananeiras-PB. Filho de José Belmiro Freire e Josefa Freire, tem seis irmãos. É casado e pai de nove filhos.
Viveu parte da sua infância em Bananeiras. Em 1940 passou a residir em Belém-PB e chegou a Guarabira em 1940, passando a morar na Serra da Jurema. Já em 1945 desceu a Serra, vindo residir no Bairro do Rosário (fixando residência ali por 17 anos). Também residiu em Campina Grande e em outros bairros de Guarabira, a exemplo do Centro, na Rua Coronel Francisco Dias (Rua do Arame), na Rua do Capim, no Conjunto Assis Chateaubriand, e, finalmente no Bairro do Nordeste I, onde mora atualmente.
Não frequentou escolas, apenas aprendeu o "ABC" quando passou por Belém-PB, em 1939. Em 1950, conseguiu aprender a escrever seu nome.
Começou a compor suas primeiras poesias em 1940, enquanto que seus primeiros cordéis datam de 1952 " o primeiro deles intitulado "Profecia de um velho mensageiro". Seu trabalho poético é citado em várias obras e por poetas de renome, a exemplo de Chico Pedrosa - um dos guarabirenses (nasceu no distrito do Pirpiri, área rural de Guarabira) mais destacados na poesia popular e cantoria de viola do Nordeste brasileiro.
Ismael já exerceu várias profissões: fogueteiro, ferreiro, agricultor, funileiro, além de ser poeta de qualidade ímpar. A arte da xilogravura também exerceu com maestria, ilustrando folhetos importantes. Ele vendeu cordéis na feira livre de Guarabira, cidades vizinhas e de outros Estados, como o Rio Grande do Norte. Nessas feiras, ele declamava as histórias presentes nos cordéis, a exemplo do "Romance do Pavão Misterioso", do seu amigo José Camelo de Melo.
Pessoas importantes na sua vida: Seu pai e sua mãe, além dos poetas: Francisco Pedro (Pedrosa), Joaquim Perventino, Manoel Camilo, José Alves de Pontes, Francisco Borges e Luis Gomes.
Também foi integrante de uma sociedade de violeiros (já extinta) em Guarabira e de outra sociedade de poesia do vizinho Estado do Rio Grande do Norte.

A ENTREVISTA - O bate-papo deste sábado contou com a participação por telefone do intelectual José Paulo Ribeiro, o qual foi o articulador da entrevista com o Senhor Ismael Freire. O programa também homenageou o entrevistado que na próxima quinta-feira, 30 de julho, estará completando 85 anos.

POEMAS - Confira abaixo algumas composições poéticas do Sr. Ismael Freire.

1.
BOM SENSO OU MINHA CRENÇA
(Ismael Freire da Silva)

Gosto da paz e sou repulsivo a brigas
Detesto o ódio e gosto de carinhos,
Recuso a raiva e gosto de beijinhos
Sou com as aves leais puras amigas.

Prezo afagos e desprezo as intrigas
Amo aos bons e protesto aos mesquinhos
Adoro a Cristo e vejo em seus caminhos
O amor, a paz, o descanso das fadigas.

Creio em Deus divino, Supremo criador
Em Jesus Cristo o seu filho, o Salvador,
E na Virgem, como mãe diviso o Alvo...

Ou seja a peda angular da salavação
Na cruz avisto, o símbolo da da redenção
É Jesus Cristo e com Ele eu serei Salvo.

2.
FREI DAMIÃO ENGRADECE A CIDADE GUARABIRA
(Ismael Freire da Silva)

Tuas palmeiras eretas
Tens Guarabira o desvelo
Onde nasceram os poetas
Camilo e José Camelo
João Silveira em Passagem
Mas hoje é tua imagem
Frei Damião a "Safira"
Que todo valor engradece
A cidade Guarabira.

Veja no cimo ou grimpa
Do Santo Frade o emblema
A beleza mais supimpa
Vista em Serra da Jurema
Memorial Frei Damião
Chamando o povo atenção
Onde o peta se isnpira
E diz de joelho em prece
Frei Damião engradece
A cidade Guarabira.

Que maravilha imponente
A estátua Frei Damião
O Santo mais excelente
Desta nossa região
Quais, Padre Ibiapina
Padre Cícero em doutrina
Que esmagou a mentira
Diz quem dele não se esquece
Frei Damião engradece
A cidade Guarabira.

E grande número de gente
Vem visitar a imagem,
De longe ou adjacente
Rendendo santa homenagem
Ao Santo mais Nordestino
Homem, mulher e menino,
Praciano ou caipira
Ora a Deus por quem padece
Frei Damião engradece
A cidade Guarabira.

Na Jurema pitoresca
Frei Damiuão de Bozzano
Recebe a brisa fresca
Toda viração do ano
Gozando do privilégio
Livra-nos do sacrilégio
Do Diabo e sua ira
e Perdão ns oferece
Frei Damião engradece
A cidade Guarabira.

VIa sacra a primeira
Mostra-nos a paixão de Jesus
Talvez ao meio da ladeira
Pela direita uma cruz
Um cruzeiro ou madeiro
Onde o povo romeiro
Do cansaço ali respira
Diz quando se restabelece
Frei Damião engradece
A cidade Guarabira.

Pequeno quadro uma sacra
Que orações se conduz,
Quatorze quadros via sacra
Ou a paixão de Jesus
Vês ao Gólgota subindo
Por sobre as pedras caindo
Maria ao vê-Lo suspira
Ora a Deus e desfalece
Frei Damião engradece
A cidade Guarabira.

Quatorze quadros seguidos
Cenas da Paixão de Cristo
De gritos, "ais" e gemidos,
Entre um povo malquisto
Jesus a cruz carregando
Suba a Jurema olhando
Veja tudo e se refira
Um justo quanto padece
Frei Damião engradece
A cidade Guarabira.

Leninha pede a volta
De Monsenhor Nicodemos,
Se precisar de revolta
Em Guarabira "O" queremos
Bom padre e bom confessor
Do Memorial fundador
Obra que Deus admira
Para colheita da messe
Frei Damião engradece
A cidade Guarabira.

Nós queremos mais comércios
Mais turismo, mais negócios
Mais milhões, menos sestércios
Mais empresas e mais sócios
E mais ricos industriários
Trabalhos, mais operários,
Com Dólar, Euro e Lira
Que o mundo às enaltece
Frei Damião engradece
A cidade Guarabira.

A 45ª edição do NOSSO BAIRRO, NOSSA GENTE, na 104.9 FM, teve a Direção Geral de Maurício Evaristo; Diretor de Operações: Sebastião Santos; Diretor Administrativo: David Santos; Diretora de Programação: Adriana Maria; Diretor Técnico: Beto Lima; Apresentação: André Filho; Mesa de Áudio: Anderson Santos. 104,9 FM - A Rádio Cidadã - contatos: 83-3271-7665. email: comunidadegeralfm@gmail.com.
  Autor:   André Filho (Matéria e foto)


  Mais notícias da seção Biografia no caderno ENTREVISTA
12/08/2009 - Biografia - A CULTURA SEM FRONTEIRAS DE MARISA ALVERGA
A poetisa, escritora e professora, Marisa Alverga vem se notabilizando como a mulher de destaque no cenário cultural de Guarabira nessas últimas décadas. É uma das figuras mais brilhantes e inteligentes do século XX em Guarabira e região do Brejo paraibano. Graças ao seu trabalho, como incentivadora, divulgadora e agente cultural, a "Terra de Noss...
03/08/2009 - Biografia - A VEZ E A VOZ DE DJAILSON SANTOS NA SAÚDE DE GUARABIRA
O Presidente do SIRACSE " Sindicato Regional dos Agentes Comunitários e Agentes de Combate às Endemias do Brejo, Djailson Santos foi o entrevistado do programa "Nosso Bairro, Nossa Gente", apresentado pelo professor André Filho, no último dia 4 de junho, das 16h00 às 17h00, na Rádio Comunitária Comunidade Geral FM....
03/08/2009 - Biografia - AMADEU FILHO: DAS ARTES À ELETRÔNICA - UM ARTISTA COMPLETO
O acadêmico de Geografia, fotógrafo, artista plástico e técnico de eletrônica, Amadeu Filho é um artista e profissional de primeira grandeza no cenário guarabirense. Natural do povoado do Maciel (àrea rural de Guarabira), veio residir na cidade no final dos anos 80 do século passado. Atualmente está concluindo o curso de Geógrafia pela UEPB/Campus ...
10/06/2009 - Biografia - ALIGHIERY DAMIÃO: A ARTE E A CULTURA DE GUARABIRA PARA O MUNDO
O "Nosso Bairro, Nossa Gente", da Rádio Comunitária Comunidade Geral FM, apresentado pelo professor André Filho, das 16h00 às 17h00, mais uma vez destaca o trabalho de um guarabirense reconhecido em todo o estado da Paraíba. Alighieri falou sobre vários momentos de sua vida, desde sua origem, infância até chegar aos dias atuais...
07/02/2009 - Biografia - ARTISTA PLÁSTICO GUARABIRENSE, MÁRCIO BIZERRIL É O 21º ENTREVISTADO DO PROGRAMA "NOSSO BAIRRO, NOSSA GENTE"
Ele é Artista Plástico desde o ano 2000 (Pintura primitiva, NAIF). Já participou de 16 exposições coletivas e individuais. É evangélico e atualmente desevolve vários projetos, como a literatura de cordel, com um trabalho já pronto para publicação. Na ocasião, Márcio falou sobre vários assuntos relacionados à sua vivência pessoal e artística, a exem...



Capa |  ARTES  |  CULTURA  |  ENQUETE  |  ENTREVISTA  |  FOTOS  |  GERAL  |  MURAL  |  POESIA  |  PREVISÃO DO TEMPO  |  PUBLICIDADE  |  SOCIAL  |  VARIEDADES  |  VÍDEO
Busca em

  
224 Notícias


MURAL
 

Mural

 

MURAL: Deixe seu recado


ENQUETE
 

Destaques Guararte

 

ENQUETE


PUBLICIDADE
 

Destaques Guararte

 

ACESSE O JORNAL GUARABIRA - A INFORMAÇÃO PRECISA E IMPARCIAL


SOCIAL
 

Local

 

TABELIÃO GERMANO TOSCANO É HOMENAGEADO PELO TRE-PB


POESIA
 

Local

 

A POESIA DE ISMAEL FREIRE


VÍDEO
 

Local

 

ALIGHIERI DAMIÃO CANTA "A DONZELA E A VINHA"


MÚSICA
 

Local

 

CANTOR REGINALDO SHOW


ARTES
 

Local

 

AS DUAS FILHAS DE FRANCISCA VOLTAM A GUARABIRA