| Login | Crie o seu Jornal Online FREE!

GuararteOnLine
Desde: 17/12/2004      Publicadas: 224      Atualização: 29/12/2010

Capa |  ARTES  |  CULTURA  |  ENQUETE  |  ENTREVISTA  |  FOTOS  |  GERAL  |  MURAL  |  POESIA  |  PREVISÃO DO TEMPO  |  PUBLICIDADE  |  SOCIAL  |  VARIEDADES  |  VÍDEO


 ENTREVISTA

  10/06/2009
  0 comentário(s)


ALIGHIERY DAMIÃO: A ARTE E A CULTURA DE GUARABIRA PARA O MUNDO

O "Nosso Bairro, Nossa Gente", da Rádio Comunitária Comunidade Geral FM, apresentado pelo professor André Filho, das 16h00 às 17h00, mais uma vez destaca o trabalho de um guarabirense reconhecido em todo o estado da Paraíba. Alighieri falou sobre vários momentos de sua vida, desde sua origem, infância até chegar aos dias atuais

ALIGHIERY DAMIÃO: A ARTE E A CULTURA DE GUARABIRA PARA O MUNDO
O jovem poeta, compositor, cantor, ator, artista plástico e cinegrafista Alighieri Damião é uma das grandes expressões do meio artístico cultural guarabirense na atualidade. Dotado de uma sensibilidade ímpar e um trabalho criativo e dinâmico ele vem produzindo e dirigindo vários vídeos que se encontram disponíveis no You Tube. Alighieri foi o entrevistado da 38ª edição do programa "Nosso Bairro, Nossa Gente", do último sábado, 6 de maio, na 104,9 FM de Guarabira.

O "Nosso Bairro, Nossa Gente", da Rádio Comunitária Comunidade Geral FM, apresentado pelo professor André Filho, das 16h00 às 17h00, mais uma vez destaca o trabalho de um guarabirense reconhecido em todo o estado da Paraíba. Alighieri falou sobre vários momentos de sua vida, desde sua origem, infância até chegar aos dias atuais.

BIOGRAFIA - O JORNAL GUARABIRA elaborou uma série de perguntas para que o jovem artista Alighieri Damião respondesse, dias antes da entrevista. Por e-mail, ele respondeu à entrevista. Confira, na íntegra, os dados (auto) biográficos do entrevistado.
NOME DO ENTREVISTADO: Alighieri Damião; DATA DE NASCIMENTO: 11 de março de 1977; IDADE: 32; NATURALIDADE: Guarabira; FILIAÇÃO: PAI: Carlos Damião - MÃE: Lúcia Damião.

JG - COMO FOI SUA INFÂNCIA EM GUARABIRA? QUAL BAIRRO VIVEU SUA INFÂNCIA? ALGUMAS IMAGENS QUE LEMBRA?
ALIGHIERI - Bem, tive muita sorte de nascer em Guarabira e desde cedo tive contato com as artes. Brinquei muito nas areias, quando estavam construindo as praças no Centro. Fui uma criança feliz, brincando com pipas, pião e bola de gude.

JG - VIVÊNCIA ESTUDANTIL: ESCOLAS ONDE ESTUDOU. TEM GRADUAÇÃO? ATUALMENTE ESTUDA?
ALIGHIERI - Estudei em várias escolas e vou relatar as que marcaram minha vida: Externato João XXIII (com Dona Piedade), Colégio da Luz (onde tive muito contato com as artes), Centro Educacional Osmar de Aquino, Colégio Polivalente, Colégio Estadual, Colégio Santo Antônio, QI. Estudei em vários estabelecimentos de ensino e terminei meu fundamental na UFPB - campus I em João Pessoa. Não sou Graduado, e atualmente estudo Audiovisual. Estudo UGF (Universidade Gama Filho de Jiu-Jítsu.)

JG - JÁ TRABALHOU EM QUAIS ÁREAS EM GUARABIRA? E ATUALMENTE?
ALIGHIERI - Na educação e Ação Social (no PETI), em peças teatrais, sou voluntário do projeto NO CANTO DA SALA, trabalho com meus pais na CARLOART, trabalho audiovisual e tudo que se diz respeito às artes.

JG - ATUAÇÃO EM PROL DO SEU BAIRRO E DA SUA CIDADE:
ALIGHIERI - Projeto no Canto da Sala e Libertart.

JG - QUANDO E COMO INICIOU SUAS ATIVIDADES NA ÁREA CULTURAL DE GUARABIRA?
ALIGHIERI - Trabalho na área cultural dez de 1985, com teatro de bonecos.

JG - COMO ARTISTA: ÁREAS DE ATUAÇÃO.
ALIGHIERI - Artes Plásticas, Poesia, Música, Teatro e Audiovisual.

JG - PESSOAS IMPORTANTES NA SUA VIDA.
ALIGHIERI - Meus pais (Do Céu e da terra), dona Rita (minha bisavó, em memória), meu tio Waldir Porfírio e família, o casal dona Léa e Zenóbio Toscano, e todos que me querem bem!

JG - PESSOA (S) QUE ADMIRA EM GUARABIRA.
ALIGHIERI - As que me querem bem!

JG - PERTENCE A ALGUMA ENTIDADE OU MOVIMENTO EM GUARABIRA? QUAIS?
ALIGHIERI - Projeto No Canto da Sala, LIBERTART.

JG - PROJETOS:
a) JÁ DESENVOLVIDOS.
ALIGHIERI - Projeto No Canto da Sala, LIBERTART.
b) FUTUROS.
ALIGHIERI - Projeto No Canto da Sala, LIBERTART.

JG - FRASE PREFERIDA:
ALIGHIERI - Sempre assim eu vou dizer, sempre assim eu quero ser, Amar a Eternidade, Ser fiel até morrer...! (MESTRE IRINEU).

MÚSICA AO VIVO - No programa Ddeste sábado, Alighieri cantou e interpretou, ao vivo no estúdio, quatro músicas: "Utopia Natalina" (Tchero e Alighieri); "Como um dia passa" (Sandoval, Sérgio e Alighieri Damião); "Rosa dos Sonhos" (Alighieri e Andresson Damião) e "Tapioquinha de coco" (Artur Silva).

VÍDEOS NO YOU TUBE - No You Tube o número de acessos dos vídeos produzidos e dirigidos por Alighieri vem crescendo a cada dia, a exemplo de "A Bilogaláxia", "Rosa dos Sonhos", "Tchero - Boca de Veneno"; "As Verdades do Governo Povo do Bem"; "Destino"; e "Vem - Robério Chaves".

A 38ª edição do NOSSO BAIRRO, NOSSA GENTE, na 104.9 FM, teve a Direção Geral de Maurício Evaristo; Diretor de Operações: Sebastião Santos; Diretor Administrativo: David Santos; Diretora de Programação: Adriana Maria; Diretor Técnico: Beto Lima; Apresentação: André Filho; Mesa de Áudio: Severino Jeferson. 104,9 FM - A Rádio Cidadã - contatos: 83-3271-7665. email: comunidadegeralfm@gmail.com.
  Autor:   André Filho (Jornal Guarabira). Foto: André Filho.


  Mais notícias da seção Biografia no caderno ENTREVISTA
12/08/2009 - Biografia - A CULTURA SEM FRONTEIRAS DE MARISA ALVERGA
A poetisa, escritora e professora, Marisa Alverga vem se notabilizando como a mulher de destaque no cenário cultural de Guarabira nessas últimas décadas. É uma das figuras mais brilhantes e inteligentes do século XX em Guarabira e região do Brejo paraibano. Graças ao seu trabalho, como incentivadora, divulgadora e agente cultural, a "Terra de Noss...
03/08/2009 - Biografia - A VEZ E A VOZ DE DJAILSON SANTOS NA SAÚDE DE GUARABIRA
O Presidente do SIRACSE " Sindicato Regional dos Agentes Comunitários e Agentes de Combate às Endemias do Brejo, Djailson Santos foi o entrevistado do programa "Nosso Bairro, Nossa Gente", apresentado pelo professor André Filho, no último dia 4 de junho, das 16h00 às 17h00, na Rádio Comunitária Comunidade Geral FM....
03/08/2009 - Biografia - AMADEU FILHO: DAS ARTES À ELETRÔNICA - UM ARTISTA COMPLETO
O acadêmico de Geografia, fotógrafo, artista plástico e técnico de eletrônica, Amadeu Filho é um artista e profissional de primeira grandeza no cenário guarabirense. Natural do povoado do Maciel (àrea rural de Guarabira), veio residir na cidade no final dos anos 80 do século passado. Atualmente está concluindo o curso de Geógrafia pela UEPB/Campus ...
03/08/2009 - Biografia - A ARTE E A CULTURA DO POETA ISMAEL FREIRE
O poeta Ismael Freire, 84 anos, é dotado de uma extraordinária inteligência, que, mesmo sem o saber aprofundado das letras, é autor de inúmeras composições poéticas (sonetos) e de folhetos da literatura de cordel, além dos relevantes trabalhos prestados à comunidade guarabirense. Ele reside no Bairro do Nordeste I em Guarabira; foi o entrevistado d...
07/02/2009 - Biografia - ARTISTA PLÁSTICO GUARABIRENSE, MÁRCIO BIZERRIL É O 21º ENTREVISTADO DO PROGRAMA "NOSSO BAIRRO, NOSSA GENTE"
Ele é Artista Plástico desde o ano 2000 (Pintura primitiva, NAIF). Já participou de 16 exposições coletivas e individuais. É evangélico e atualmente desevolve vários projetos, como a literatura de cordel, com um trabalho já pronto para publicação. Na ocasião, Márcio falou sobre vários assuntos relacionados à sua vivência pessoal e artística, a exem...



Capa |  ARTES  |  CULTURA  |  ENQUETE  |  ENTREVISTA  |  FOTOS  |  GERAL  |  MURAL  |  POESIA  |  PREVISÃO DO TEMPO  |  PUBLICIDADE  |  SOCIAL  |  VARIEDADES  |  VÍDEO
Busca em

  
224 Notícias


MURAL
 

Mural

 

MURAL: Deixe seu recado


ENQUETE
 

Destaques Guararte

 

ENQUETE


PUBLICIDADE
 

Destaques Guararte

 

ACESSE O JORNAL GUARABIRA - A INFORMAÇÃO PRECISA E IMPARCIAL


SOCIAL
 

Local

 

TABELIÃO GERMANO TOSCANO É HOMENAGEADO PELO TRE-PB


POESIA
 

Local

 

A POESIA DE ISMAEL FREIRE


VÍDEO
 

Local

 

ALIGHIERI DAMIÃO CANTA "A DONZELA E A VINHA"


MÚSICA
 

Local

 

CANTOR REGINALDO SHOW


ARTES
 

Local

 

AS DUAS FILHAS DE FRANCISCA VOLTAM A GUARABIRA